domingo, 13 de maio de 2012

DIA DAS MÃES



HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES – Tudo começa na antiguidade com as homenagens que os gregos ofertavam presentes e prestavam homenagens à deusa Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses, considerada a mãe de todos os seres.

Também os romanos, por volta de 250 a.C., prestavam celebrações durante três dias, em homenagem à Cibele, a mãe dos deuses, semelhantes por terem religião politeísta a exemplo dos gregos, quando, depois, tomou mudou com os primórdios do Cristianismo, quando passou a celebrar a Virgem Maria, a mãe de Jesus.

O Dia das Mães propriamente dito surgiu na Inglaterra do séc. XVII, quando, durante as missas, os filhos entregavam presentes às suas mães. Esse dia era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872, pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".

Em 1904, entretanto, no Estado da Virginia Ocidental, foi criada a ideia de homenagear às mães pela prestadora de serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana, Anna Jarvis. Depois disso, a primeira celebração oficial aconteceu em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado, posteriormente tornando-se data oficial em 1914 pelo Congresso norteamericano e aprovada em Lei assinada pelo presidente Woodrow Wilson. Daí, a data espalhou-se por todo planeta.

Já no Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em seguida, conforme Decreto de 1932, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, a tradição do Dia das Mães é comemorado todo segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica. A partir de então, para o comércio brasileiro, o dia das mães no Brasil é considerada a melhor data, quando o amor dos filhos por suas mães movimenta o consumo. E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo. 

Hoje a nossa homenagem a todos as mães do planeta. Feliz Dia das Mães.



Nenhum comentário:

Postar um comentário